quinta-feira, 5 de junho de 2008

Qualidade musical na igreja

Mais uma vez estou aqui dando minha opinião. É claro que tudo que irei escrever não é para todos, então se você não se encaixa nisto, é obvio, que não é pra você.

Tenho observado uma qualidade musical precária dentro de várias igrejas e acredito que isso se deve a falta de preocupação e investimento. Sabemos que muitos músicos que tocam nas igrejas não são músicos profissionais, são vendedores, pedreiros, advogados... São tudo, menos músicos. O sujeito trabalha muitas horas por dia sendo assim quase impossível estudar música e ensaiar com o ministério de louvor que em sua maioria apresenta a Deus o louvor com música.



Acredito que as pessoas do ministério de louvor apresentam o que têm de melhor, só que um ministério que apresenta sempre um louvor com música e não tem na sua composição músicos, pessoas que estudam música, que trabalham com música, não tem um rendimento musical muito bom, sempre tocam mesmas músicas porque são fáceis de ser executadas. Daí você me pergunta qual o problema disso tudo e eu respondo que não tem problema nenhum. As pessoas estão louvando com o melhor que tem se esforçando para dar o melhor, esta tudo ótimo. O problema é quando existe uma falta de preocupação em fazer o melhor. Há pessoas que tem tempo e se acomodam, não se preocupam em estudar acordes novos, em equalizar os microfones, em fazer um efeito legal pra guitarra, passam anos e nunca se preocupam com isso. Sempre é mesma coisa, nunca melhora. Sacanagem isso, sacanagem com Deus.

E quando um cara quer ser músico profissional e quer trabalhar com isso?
A igreja sempre sai ganhando na qualidade musical porque o cara estuda pra isso, dedica tempo e dinheiro pra isso, leva pra igreja sua super guitarra, super pratos de bateria e fica animal o som. Só que um cara que estuda música ou já é músico profissional precisa ter um salário para viver e em vários casos quer ganhar trabalhando dentro da igreja só que mais uma vez a igreja perde, porque é errado cobrar pra tocar e trabalhar na igreja neh? Daí como ele é um músico e tem isso como profissão ele vai trabalhar fora da igreja, o que também é errado rs.... O que ele faz? Meu conselho é se matar haha! Músico não pode ganhar dentro da igreja nem fora, vão querer exterminar a raça dos músicos daqui a pouco rs! Mas na maioria das vezes o cara vai trabalhar fora da igreja, mesmo que as pessoas julguem errado, então gasta mais tempo la fora. Pronto! Perderam a oportunidade novamente de crescer com a qualidade musical na igreja.

Resumindo minha opinião, muitas igrejas não crescem em qualidade musical porque não são músicos os que ministram com música. São pessoas que tem outras profissões e por isso muitas vezes é dificil crescer na música, pois sua área é outra e procuram crescer em sua área. E quando alguém resolve ter como profissão a música é obrigado trabalhar fora da igreja. Ai fica dificl!

Graças a Deus nem todas as igrejas tem essa mentalidade. Não ter dinheiro para investir é só um detalhe não é por isso que muitas não investem, existe outras forma para isso...



Um grande abraço até mais!

2 comentários:

Unknown disse...

Estou passando por essa situação agora.
Sonho em me profissionalizar musicalmente, e não estagnar somente o meu "chamado". O chamado é essencial sim, concordo , mas não quero me conformar e ser um músico mediano. Porém, preciso trabalhar , pagar minhas contas, me divertir de vez em quando...
Sei que nossa igreja não tem condições de bancar todos os músicos, até pq nem todos tem a pretenção de seguir essa carreira intensamente, mas e se a igreja investisse nesses, que como eu querem uma vida levítica? Será que não é um bom investimento á igreja e ao reino de Deus. As vzs fico extremamente irritado com a falta de qualidade que vejo em alguns lugares e me pergunto se estou no nível que Deus se agradaria. Já passou o tempo de "vamos meditar na letra pq não sei tocar ou cantar mto bem", isso é desculpa de preguiçoso... porém , nossas igrejas deveriam investir mais em seus músicos e profissionalizá-los, até para poderem dar aulas onde certa porcentagem da remuneração poderia retornar à propria igreja aumentando seu capital... no fim , TODOS saem ganhando.É uma questão de lógica, vontade e compromisso ... não adianta tbm pegar alguém que não está nem aí pra nada.
Não tenho nenhum constrangimento em me declarar canditato à proposta.

Anônimo disse...

eu concordo em boa parte com o que o jean disse acima... como as pessoas que querem se dedicar a uma vida levítica podem fazer issos em nenhum incentivo e investimento por parte da igreja? as coisas não estão acontecendo assim aqui na minha igreja também... é um mal do nosso tempo, eu acho. e esse assunto ainda dá muito o que pensar e falar.

aaaah! gostei de te encontrar lá em poá, pena que não deu pra ver aquele solo, né? mas da próxima vez que eu for lá a gente já deixa combinado com o nando de vc solar no coral!!! :o)
beijokas!!!